- Acupuntura Veterinária
- Anatomia Patológica
- Anestesia e Analgesia
- Animais Silvestres
- Cardiologia Veterinária
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Ortopédica
- Dermatologia Veterinária
- Endocrinologia Veterinária
- Endoscopia/Colonoscopia
- Hematologia Veterinária
- Odontologia Veterinária
- Oftalmologia Veterinária
- Oncologia Veterinária
- Ortopedia Veterinária
- Pediatria/imunização
Especialidades
Anatomia Patológica
A obtenção de amostras para diagnóstico tanto das neoplasias (tumores malignos ou benignos) e doenças de pele, podem ser feitas tanto por coleta de parte da formação (histopatológico) ou através de agulha fina, “puncinando” a formação ou tecido (citológico).
A citologia requer procedimento minimamente invasivo, freqüentemente indolores, sendo de maneira geral desnecessária a tranqüilização e analgesia do paciente, tornando-se dispensável os riscos inerentes ao uso de técnicas de anestesiologia, principalmente em animais idosos, debilitados, entre outros.
O histopatológico é coletado parte do tecido (biopsia) ou a totalidade do tecido doente (retirada cirúrgica). O histopatológico usualmente proporcionar um diagnóstico determinante.
Deve-se ressaltar que a citologia e a histopatologia são procedimentos diagnósticos complementares e devem ser usados em associação. Enquanto a citologia permite obter amostras de forma pouco invasiva, a histopatologia fornece a arquitetura tecidual e permite avaliar a extensão e a invasividade do processo.
,