Hospital Veterinário Foccus

Emergências
(11) 2267.6403 | 2994.1691 | 2262.2363

(11) 94020.5872

Anatomia Patológica

imagesA obtenção de amostras para diagnóstico tanto das neoplasias (tumores malignos ou benignos) e doenças de pele, podem ser feitas tanto por coleta de parte da formação (histopatológico) ou através de agulha fina, “puncinando” a formação ou tecido (citológico).

A citologia requer procedimento minimamente invasivo, freqüentemente indolores, sendo de maneira geral desnecessária a tranqüilização e analgesia do paciente, tornando-se dispensável os riscos inerentes ao uso de técnicas de anestesiologia, principalmente em animais idosos, debilitados, entre outros.

O histopatológico é coletado parte do tecido (biopsia) ou a totalidade do tecido doente (retirada cirúrgica). O histopatológico usualmente proporcionar um diagnóstico determinante.

Deve-se ressaltar que a citologia e a histopatologia são procedimentos diagnósticos complementares e devem ser usados em associação. Enquanto a citologia permite obter amostras de forma pouco invasiva, a histopatologia fornece a arquitetura tecidual e permite avaliar a extensão e a invasividade do processo.
,

 

Avenida Água Fria, 1.394 - São Paulo - SP

SIGA-NOS