Hospital Veterinário Foccus

Emergências
(11) 2267.6403 | 2994.1691 | 2262.2363

(11) 94020.5872

Ortopedia Veterinária

A ortopedia veterinária trata das doenças dos ossos, tendões , ligamentos, articulações e musculatura.

As  fraturas são a patologia mais frequentes nesta prática, seguido por displasia coxofemoral, luxação de patela,  ruptura do ligamento cruzado cranial e  luxação coxofemoral.

As doenças ortopédicas podem ocorrer por traumatismo (automobilístico, atividade intensa),  existem as genéticas e dai uma predisposicão racial (Spitz,Pug,  Pastor Alemão, Labrador, Golden Retriever, Chowchow entre outros), ainda as doenças ortopédicas relacionadas a problemas metabólicos (como animais com hiperadrenocorticismo) e os tumores.

Problemas decorrentes da coluna vertebral , conhecidos como discopatias, são alterações nos discos localizados entre as vértebras que acabam por comprimir a medula espinhal ou as raízes nervosas responsáveis por déficits de locomoção dos animais. É a causa mais frequente de paralisia em cães e gatos.

Os gatos possuem afecções ortopédicas diferenciadas em relação aos cães, e o perfil de incidência é distinto. Por serem pequenos e ágeis, toleram bem mais as doenças ortopédicas, em relação aos cães.

Se seu companheiro apresentar claudicação (mancar), fraqueza muscular, tremores, relutãncia a subir na mobília, prostração, agressividade ao toque, chora ao ser pego no colo, perda da atividade voluntária; procure um veterinário, ele fara uma triagem para verificar a necessidade de um especialista em ortopedia.

 

 

Avenida Água Fria, 1.394 - São Paulo - SP

SIGA-NOS