Hospital Veterinário Foccus

Emergências
(11) 2267.6403 | 2994.1691 | 2262.2363

(11) 94020.5872

Soro antiofídico

Os acidentes ofídicos em animais domésticos de pequeno porte, causados por cobras peçonhentas são de ocorrência comum em São Paulo, causando sintomas sistêmicos graves, os quais podem levar o paciente ao óbito. A gravidade dos casos se deve ao tamanho do paciente, quantidade de veneno inoculado, dificuldade de identificar a serpente e demora no tratamento específico e de suporte.

A maioria das picadas é causada por cobras do gênero Bothrops (jararaca) e Crotalus (cascavel), as quais podem causar danos locais e sistêmicos severos e irreversíveis. Os sinais clínicos comumente encontrados em pacientes acometidos são dor, edema (inchaço) e necrose no local da picada, sangramento nasal, hematúria(urina com sangue), paralisia facial, dispneia(dificuldade respiratória), entre outros,.

O diagnóstico deve ser baseado no histórico e sintomatologia do animal, associado aos exames complementares, visto que não há testes definitivos. O tratamento deve ser instituído o mais rápido possível com soro antiofídico intravenoso específico, além da terapia de suporte.

Em caso de suspeita de picada de cobra, traga seu companheiro imediatamente para aplicação do soro antiofíidco e terapia de suporte.

Many terriers get aggressive with snakes.

 

 

Avenida Água Fria, 1.394 - São Paulo - SP

SIGA-NOS